1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

II Seminário do GQA

Seminário de apresentação dos resultados do 1º ciclo da auto-avaliação de cursos

O Gabinete para a Qualidade Académica (GQA) realizou no dia 11 de Novembro de 2014 um seminário de divulgação dos resultados do 1º ciclo de auto avaliação de cursos. O evento decorreu das 8:00H às 16:00H, na sala 2501 do complexo pedagógico da UEM, e contou com a participação dos diversos integrantes da comunidade universitária dentre os quais se destaca o Magnífico Reitor da UEM Prof. Doutor Orlando Quilambo, a Vice Reitora Académica a Profa Doutora Ana Maria Mondjana, a digníssima senhora Directora da DICES, Doutora Sandra Brito, a ilustre senhora Presidente do CNAQ, Profa Doutora Ana Nhampule, representantes do Banco Mundial e da embaixada da Suécia, assistente técnico principal do Programa Apoio à UEM financiado pela Itália, os directores de órgão centrais da UEM, directores das Faculdades e Escolas da UEM, directores adjuntos para a graduação, coordenadores para a qualidade académica, representante do CTA, representantes de núcleo de estudantes, membros da comissão central para auto-avaliação dos cursos e funcionários do GQA.O seminário tinha os seguintes objectivos:

• Informar sobre o que foi o 1º ciclo de auto-avaliação dos cursos da UEM;

• Reflectir sobre o processo utilizado na auto-avaliação dos cursos e recomendar melhorias;

• Apresentar e reflectir sobre os resultados principais da auto-avaliação: recomendações e propostas de plano de melhorias;

• Reflectir sobre as acções de seguimento da auto-avaliação dos cursos na UEM.

Foram abordados três grandes temas nomeadamente: O que foi o 1º ciclo de auto-avaliação de cursos da UEM, resultados do 1º ciclo de auto avaliação dos cursos da UEM e a continuidade da auto avaliação.

A cerimónia, que contou com a presença de cerca de 100 convidados, teve início com o discurso de abertura proferido pelo Magnifico Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, onde destacou a importância da realização do processo de avaliação dos cursos para o melhoramento da qualidade do ensino superior. Em relação ao primeiro tema foi feita a apresentação dos cursos avaliados no 1º ciclo e a metodologia utilizada. A Faculdade de Ciências, a faculdade de Direito e a Escola de Comunicação e Artes apresentaram as suas experiências em relação a este processo de auto avaliação e por fim a FACED apresentou a sua experiência em relação a avaliação externa. No segundo tema foi feita a apresentação dos resultados do 1º ciclo e uma proposta sobre o plano de melhorias. No terceiro e último tema foi apresentado um aplicativo informático para auto-avaliação dos cursos, foram apresentados os resultados do workshop decorrido no dia 11 de Setembro de 2014 sobre análise do processo do 1º ciclo da auto-avaliação de cursos decorrido na UEM e por fim foram apresentadas as acções de seguimento. Como conclusão o Magnífico Reitor referiu que a UEM só poderá ter qualidade se melhorar alguns aspectos de base, tais como:

• Seguimento da missão; • Implementação das disciplinas transversais; • Monitoramento do sistema de ensino e aprendizagem; • Capacitação do CTA; • Melhoramento das condições de trabalho do corpo docente; • Sistematização das publicações dos resultados de investigação; • Melhoramento do acesso a internet por parte dos estudantes.

Para terminar o Magnifico Reitor teceu um especial agradecimento às equipes que contribuíram para a realização deste processo nomeadamente:

· CNAQ pela orientação e apoio constante;

· DICES pela orientação política; · Cooperação italiana pelo financiamento e suporte;

· Directores das Faculdades e Escolas;

· Docentes, CTA e estudantes envolvidos nas comissões de auto-avaliação, Estudantes, docentes e CTA que responderam aos inquéritos;

· Graduados e empregadores que responderam aos inquéritos;

· Grupos de trabalho central da auto-avaliação dos cursos e gabinete para a Qualidade Académica;

· Direcções centrais da UEM.

Este é o segundo seminário realizado pelo GQA desde a sua criação em 2013, tendo o primeiro sido realizado em Setembro de 2013.