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  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

2º ciclo da auto-avaliação de cursos da UEM

O Gabinete para Qualidade Académica (GQA) iniciou em Abril de 2015 o segundo ciclo de auto- avaliação de cursos. Neste ciclo participam 14 cursos de Licenciatura 13 de Mestrado e 1 de Doutoramento. O critério para a selecção de cursos a serem auto- avaliados, é o de possuírem graduados já no mercado de trabalho. A Escola Superior de Ciências do Desporto ainda não possui graduados, razão pela qual não participa deste 2º ciclo de auto avaliação de cursos. De referir que os 19 cursos de licenciatura auto - avaliados no primeiro ciclo (2014) encontram-se na fase de elaboração/implementação do seu plano de melhorias.

Os objectivos deste segundo ciclo de auto-avaliação dos cursos da UEM são:
a) Aferir a qualidade dos cursos que a UEM oferece, tendo por referência os padrões de qualidade estabelecidos pelo CNAQ, para identificar pontos fracos, fraquezas e necessidades de melhorias;
b) Envolver a comunidade universitária no processo de auto-avaliação para desenvolver a cultura de qualidade e da sua auto-aferição no seio das instituições de ensino superior;
c) Contribuir para a identificação de problemas concretos da instituição de ensino superior, como primeiro passo para a resolução dos mesmos e para a melhoria da qualidade, identificando acções de melhorias a realizar a nível central da UEM pelas direcções centrais
Participam nas auto-avaliações dos cursos docentes, estudantes, CTA, graduados e empregadores. Para cada curso foi criada uma comissão de auto-avaliação responsável pela condução do processo.
O segundo ciclo de auto-avaliação de cursos terá o seu término em Novembro de 2015. Portanto, até essa data as Faculdades e Escolas da UEM deverão enviar o seu relatório para o GQA e o envio do plano de melhorias será em Fevereiro de 2016.

A tabela abaixo mostra a lista das Faculdades e Escola e os respectivos cursos em auto avaliação em 2015.

Faculdade/Escola

Cursos em avaliação em 2015

Escola Superior de Desenvolvimento Rural

Licenciatura em Economia Agrária

Escola de Comunicação e Artes

Licenciatura em Música

Escola Superior de Ciências Marinhas de Quelimane

Licenciatura em Oceanografia

Escola Superior de Empreendedorismo e Negócios de Chibuto

Licenciatura em Agricultura Comercial

Licenciaturaem Agronegócio

Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane

Licenciatura em Gestão de Mercados Turísticos

Faculdade de Educação

Licenciatura em Educação Ambiental (LEA)

Licenciatura em Desenvolvimento e Educação da Infância (DEI)

Licenciatura em Organização e Gestão da Educação (OGED)

Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucional

Faculdade de Economia

Mestrado em Economia de Desenvolvimento

Mestrado em Gestão Empresarial

Faculdade de Letras e Ciencias Sociais

Licenciatura em História

Mestrado em Sociologia Rural Gestão de Desenvolvimento

Doutoramento em Linguística

Faculdade de Direito

Mestrado em Direitos Humanos

Mestrado em Ciências Jurídico-Económicas.

Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Mestrado em Desenvolvimento Rural

Faculdade de Filosofia

Licenciatura em Filosofia

Faculdade de Medicina

Mestrado em Saúde Pública

Faculdade de Veterinária

Mestrado  em Produção Animal

Mestrado em Segurança de Alimentos

Faculdade de Engenharia

Licenciatura em Engenharia Mecânica

Licenciatura em Engenharia Química

Licenciatura em Engenharia Civil

Faculdade de Ciências

Mestrado em Biologia Aquática

Mestrado em Física

Mestrado em Informática