1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer
  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

  • A garantia da qualidade de ensino constitui actualmente uma preocupação a nível nacional e internacional. Em Moçambique, a garantia da qualidade no ensino superior constitui uma preocupação não apenas do Governo e das Instituições do Ensino Superior (IES), mas também da sociedade em geral.

Formação em Análise de Dados

 O GQA realiza no dia 2 Setembro de 2015, na sala de informática da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM- Campus Principal, uma formação sobre Análise de Dados que terá como grupo alvo os membros das comissões de auto-avaliação dos cursos.

O objectivo da formação é capacitar os membros das comissões de auto-avaliação dos cursos para serem capazes de:

  • Analisar os dados referentes ao currículo para verificar o nível de cumprimento dos padrões, com base nas tabelas do currículo;
  • Calcular e analisar taxas de graduação, com base nas tabelas dos números de estudantes;
  • Calcular rácios estudantes/docente, com base nas tabelas do número e qualificação de docentes;
  •  Analisar dados digitados dos inquéritos, usando o Excel para produzir tabelas e gráficos para análise de alguns padrões;
  • Utilizar a análise SWOT no contexto da análise de cada domínio.

A formação será realizada em dois turnos, sendo que a primeira sessão vai decorrer das 9:00hr até 12:30hr e a segunda sessão das 13:00hr até as 16:30hr, cabendo ao formando determinar a sua preferência.

Programa da Formação

Hora

Tema

Facilitador

9:00 – 9:30

Preenchimento das tabelas relativas ao currículo

Uso das tabelas na análise do desempenho relativo aos padrões relativos ao currículo

Luísa Santos

9:30 – 10:00

Preenchimento das tabelas para cálculo das taxas de graduação

Conceição Dias

10:00 – 10:30

Preenchimento das tabelas relativas aos docentes e cálculo de rácios

Luísa Santos

10:30 – 12:00

Uso do Excel para produção de tabelas (pivot tables) e gráficos com base nos dados digitados dos inquéritos

Uso dos gráficos e tabelas na análise do desempenho relativo aos padrões

A ser definido

12:00 – 12:30

Análise SWOT

Conceição Dias